sexta-feira, 11 de março de 2011

HISTÓRICO DA EAD

INÍCIO: não há uma data que determine o início da EaD, mas já no século XIX, começaram os cursos por correspondência. Devido os avanços científicos e tecnológicos e pela demanda social, a oferta de cursos a distância aumentou, utilizando novas mídias como suporte. A partir da década de 90, a popularização da internet, permitiu a construção dos ambientes virtuais de aprendizagem.

CONCEITO DE EAD: segundo decreto nº 5622, EaD é uma modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios de tecnologia de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempo diversos.

REGULAMENTAÇÃO DA EAD:

LDB: em 20/12/1996, a LDB estabeleceu as bases legais da EaD, decretos nº 2994 e nº 2661 de 1998 e Portaria Ministerial nº 301.

Conselho Nacional da Educação: estabeleceu as normas de EaD para a Pós Graduação (Lato e stricto sensu), em 2001.

Pontos principais desta regulamentação: a responsabilidade é do poder público a tarefa de incentivar o desenvolvimento e a veiculação de programas de EaD, sendo que no Ensino Fundamental e Médio o ensino à distância deve ser complementar a educação presencial ou em situações emergenciais.

Regulamentação da EaD no Brasil disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=289&Itemid=356


Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Endereço para correspondência


RESUMO
Os avanços e a disseminação do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) descortinam novas perspectivas para a educação a distância com suporte em ambientes digitais de aprendizagem acessados via internet. Considerando-se que a distância geográfica e o uso de múltiplas mídias são características inerentes à educação a distância, mas não suficientes para definirem a concepção educacional, discute-se a educação a distância (EaD) não como uma solução paliativa para atender alunos situados distantes geograficamente das instituições educacionais nem apenas como a simples transposição de conteúdos e métodos de ensino presencial para outros meios e com suporte em distintas tecnologias. Os programas de EaD podem ter o nível de diálogo priorizado ou não segundo a concepção epistemológica, tecnologias de suporte e respectiva abordagem pedagógica. Este artigo pretende discutir as abordagens usuais da educação a distância, destacando o uso das TIC para o desenvolvimento de um processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem, os quais permitem romper com as distâncias espaço-temporais e viabilizam a recursividade, múltiplas interferências, conexões e trajetórias, não se restringindo à disseminação de informações e tarefas inteiramente definidas a priori.

Palavras-chave: Educação a distância – Tecnologias de informação e comunicação – Interação.


O uso do AVA pelo Brasil.

Reportagem extraída da revista: NovaEscola da editora Abril.

Lição de casa em ambiente virtual

Conheça o trabalho da professora de Geografia, Karla Emanuella Veloso Pinto, vencedora do Prêmio Victor Civita 2009. Ela utilizou um ambiente virtual para acompanhar as lições de casa dos alunos do 8º e 9º anos do Centro Educacional NDE UFLA, em Lavras, a 240 quilômetros de Belo Horizonte.

Confira a reportagem na íntegra: ('http://br.youtube.com/watch?v=3l1NtGERONI','VIDEO',linked);

quarta-feira, 9 de março de 2011

O AVA EM USO: A SALA DE AULA ONLINE E A GEOMETRIA DESCRITIVA

As ferramentas utilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem fazem parte do "desenho instrucional" e são de fundamental importância para o sucesso no programa de ensino.
Apresentamos algumas das ferramentas básicas que podem ser utilizadas pelo professor no AVA, conforme o perfil e a necessidade dos alunos, as quais contribuirão, certamente, dentro de suas especificidades, para se atingir os objetivos da aprendizagem interativa.
  • Agenda

Serve para divulgar as datas de entrega dos trabalhos e das provas.

  • Bibliografia

Indica as bibligrafias básicas e os links para acesso

  • Bloco de Notas

Para uso de alunos e professores, cujos registros somente os usuários tem acesso.

  • Chat

Recurso de comunicação síncrono, ou seja, em tempo real. É necessário agendar o horário, número de participantes, assim como deve haver a participação de um mediador para organizar as perguntas, respostas e os comentários.

  • Colaboração

Postagens de textos, mídias, ilustrações, etc.

  • E-mail

Usado para se comunicar com um aluno, grupo de alunos ou mais de uma turma ao mesmo tempo.

  • Fórum

Exposição de idéias e opiniões, de professores e alunos, acerca dos temas tratados.

  • Resultados e Gabaritos

Utilizado para conferência de exercícios e notas.

  • Mural

Para alunos e visitantes escreverem uma breve apresentação pessoal.

  • Perguntas Frequentes

Disponibiliza perguntas e respostas a situações mais frequentes. O professor organiza este espaço visando atender necessidades mais comuns.

  • Tira-dúvidas

Os alunos registram suas dúvidas, de forma assíncrona e, quando o professor acessa o sistema, responde aos mesmos.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem e a Educação a Distância


Siony da Silva
Mestre em Educação - Uniban
Professora de Informatica - CEFETSP




Resumo
Os recursos tecnológicos da informação e comunicação estão presentes em várias atividades humanas e já estão sendo utilizados na educação em cursos de educação a distancia, possibilitando atender grande número de pessoas que estejam distantes de um centro de referência educacional ou que não tenham disponibilidade de acompanhar um curso regular presencial. O artigo procura refletir sobre a importância da utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem como recurso para um aprendizado colaborativo, e para a atualização profissional, pois a distância geográfica deixa de ser uma barreira para o aprendizado permanente e de qualidade.


Texto na íntegra: PDF


O QUE É AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM?


A Educação à Distância (EaD) tem assumido cada vez mais papel importante na nossa sociedade, já que através dela podem ser desenvolvidas atividades educativas em lugares ou tempos diversos. A facilidade de comunicação estabelecida por esta modalidade educacional permite encurtar distâncias, aproximando a informação e o conhecimento.

Dentro da EaD, temos os AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, que é uma opção de mídia utilizada para mediar o processo de ensino e aprendizagem à distância.

Se você quer ser um empreendedor da educação, aposte nisso!




O USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Ensino a Distância no Curso de Odontologia: Relato de Experiências
Autores: Marcos Hideo Hoshikawa, Claudio Osiris Oliveira, Kristianne Porta Santos Fernandes


Resumo
Atualmente, discute-se muito sobre a importância e qualidade do ensino a distância nas universidades do Brasil. Este estudo tem como finalidade relatar experiências adquiridas na implantação do Sistema de Gerenciamento Moodle, na plataforma de ensino a distância, no curso de odontologia de uma universidade privada brasileira. Observamos, nesta investigação, os diversos recursos de interação entre alunos e professores na plataforma, analisando seus índices de registros (participações em atividades interativas), que demonstram que o ensino a distância funciona, de modo eficaz, no incentivo à aprendizagem autodirigida do aluno, que contribui para a formação de um cirurgião-dentis:

Texto na íntegra: PDF

segunda-feira, 7 de março de 2011

Quem usa o AVA?

Aqui você pode ver alguns usuários do AVA, logicamente existem milhares por este mundo afora. Observa-se que no Brasil as universidades já estão na inclusão digital e se você ainda não se incluiu, não perca tempo.


Veja também o link 'Notícias' do blog e atualize-se.

Qual A.V.A. devemos usar?



Qual a melhor ferramenta para utilizarmos, quando queremos usar um ambiente virtual de aprendizagem?

Para responder a essa pergunta devemos primeiramente conhecer o objetivo que se pretende atingir, o valor a ser investido, tempo ara disponibilizar o curso, quantidade de usuários que se envolverão com o AVA, o recurso a ser utilizado em sala de aula, para somente depois decidir sobre qual ferramenta se utilizará: pagas ou não.

O que é Moodle?



O Moodle é uma aplicação AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem muito utilizada em instituições de ensino superior e técnica, que tem como principal função disponibilizar funções, aplicações, e informações para seus utilizadores.
Este filme do IGovSP nos mostra de um jeito muito fácil e simples o que é o moodle e como ele facilita e ajuda um professor em suas aulas. Vale a pena dar uma olhada, divirtam-se!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Manual Operacional do AVA Unesp.



Ferramentas do AVA




As informações sobre as ferramentas do AVA, foi tirada do


"Manual Operacional do AVA Unesp"

Elisandra André Maranhe
Márcia Debieux







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