sexta-feira, 11 de março de 2011

HISTÓRICO DA EAD

INÍCIO: não há uma data que determine o início da EaD, mas já no século XIX, começaram os cursos por correspondência. Devido os avanços científicos e tecnológicos e pela demanda social, a oferta de cursos a distância aumentou, utilizando novas mídias como suporte. A partir da década de 90, a popularização da internet, permitiu a construção dos ambientes virtuais de aprendizagem.

CONCEITO DE EAD: segundo decreto nº 5622, EaD é uma modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios de tecnologia de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempo diversos.

REGULAMENTAÇÃO DA EAD:

LDB: em 20/12/1996, a LDB estabeleceu as bases legais da EaD, decretos nº 2994 e nº 2661 de 1998 e Portaria Ministerial nº 301.

Conselho Nacional da Educação: estabeleceu as normas de EaD para a Pós Graduação (Lato e stricto sensu), em 2001.

Pontos principais desta regulamentação: a responsabilidade é do poder público a tarefa de incentivar o desenvolvimento e a veiculação de programas de EaD, sendo que no Ensino Fundamental e Médio o ensino à distância deve ser complementar a educação presencial ou em situações emergenciais.

Regulamentação da EaD no Brasil disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=289&Itemid=356

Nenhum comentário: