sexta-feira, 11 de março de 2011

HISTÓRICO DA EAD

INÍCIO: não há uma data que determine o início da EaD, mas já no século XIX, começaram os cursos por correspondência. Devido os avanços científicos e tecnológicos e pela demanda social, a oferta de cursos a distância aumentou, utilizando novas mídias como suporte. A partir da década de 90, a popularização da internet, permitiu a construção dos ambientes virtuais de aprendizagem.

CONCEITO DE EAD: segundo decreto nº 5622, EaD é uma modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios de tecnologia de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempo diversos.

REGULAMENTAÇÃO DA EAD:

LDB: em 20/12/1996, a LDB estabeleceu as bases legais da EaD, decretos nº 2994 e nº 2661 de 1998 e Portaria Ministerial nº 301.

Conselho Nacional da Educação: estabeleceu as normas de EaD para a Pós Graduação (Lato e stricto sensu), em 2001.

Pontos principais desta regulamentação: a responsabilidade é do poder público a tarefa de incentivar o desenvolvimento e a veiculação de programas de EaD, sendo que no Ensino Fundamental e Médio o ensino à distância deve ser complementar a educação presencial ou em situações emergenciais.

Regulamentação da EaD no Brasil disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=289&Itemid=356


Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Endereço para correspondência


RESUMO
Os avanços e a disseminação do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) descortinam novas perspectivas para a educação a distância com suporte em ambientes digitais de aprendizagem acessados via internet. Considerando-se que a distância geográfica e o uso de múltiplas mídias são características inerentes à educação a distância, mas não suficientes para definirem a concepção educacional, discute-se a educação a distância (EaD) não como uma solução paliativa para atender alunos situados distantes geograficamente das instituições educacionais nem apenas como a simples transposição de conteúdos e métodos de ensino presencial para outros meios e com suporte em distintas tecnologias. Os programas de EaD podem ter o nível de diálogo priorizado ou não segundo a concepção epistemológica, tecnologias de suporte e respectiva abordagem pedagógica. Este artigo pretende discutir as abordagens usuais da educação a distância, destacando o uso das TIC para o desenvolvimento de um processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem, os quais permitem romper com as distâncias espaço-temporais e viabilizam a recursividade, múltiplas interferências, conexões e trajetórias, não se restringindo à disseminação de informações e tarefas inteiramente definidas a priori.

Palavras-chave: Educação a distância – Tecnologias de informação e comunicação – Interação.


O uso do AVA pelo Brasil.

Reportagem extraída da revista: NovaEscola da editora Abril.

Lição de casa em ambiente virtual

Conheça o trabalho da professora de Geografia, Karla Emanuella Veloso Pinto, vencedora do Prêmio Victor Civita 2009. Ela utilizou um ambiente virtual para acompanhar as lições de casa dos alunos do 8º e 9º anos do Centro Educacional NDE UFLA, em Lavras, a 240 quilômetros de Belo Horizonte.

Confira a reportagem na íntegra: ('http://br.youtube.com/watch?v=3l1NtGERONI','VIDEO',linked);

quarta-feira, 9 de março de 2011

O AVA EM USO: A SALA DE AULA ONLINE E A GEOMETRIA DESCRITIVA

As ferramentas utilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem fazem parte do "desenho instrucional" e são de fundamental importância para o sucesso no programa de ensino.
Apresentamos algumas das ferramentas básicas que podem ser utilizadas pelo professor no AVA, conforme o perfil e a necessidade dos alunos, as quais contribuirão, certamente, dentro de suas especificidades, para se atingir os objetivos da aprendizagem interativa.
  • Agenda

Serve para divulgar as datas de entrega dos trabalhos e das provas.

  • Bibliografia

Indica as bibligrafias básicas e os links para acesso

  • Bloco de Notas

Para uso de alunos e professores, cujos registros somente os usuários tem acesso.

  • Chat

Recurso de comunicação síncrono, ou seja, em tempo real. É necessário agendar o horário, número de participantes, assim como deve haver a participação de um mediador para organizar as perguntas, respostas e os comentários.

  • Colaboração

Postagens de textos, mídias, ilustrações, etc.

  • E-mail

Usado para se comunicar com um aluno, grupo de alunos ou mais de uma turma ao mesmo tempo.

  • Fórum

Exposição de idéias e opiniões, de professores e alunos, acerca dos temas tratados.

  • Resultados e Gabaritos

Utilizado para conferência de exercícios e notas.

  • Mural

Para alunos e visitantes escreverem uma breve apresentação pessoal.

  • Perguntas Frequentes

Disponibiliza perguntas e respostas a situações mais frequentes. O professor organiza este espaço visando atender necessidades mais comuns.

  • Tira-dúvidas

Os alunos registram suas dúvidas, de forma assíncrona e, quando o professor acessa o sistema, responde aos mesmos.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem e a Educação a Distância


Siony da Silva
Mestre em Educação - Uniban
Professora de Informatica - CEFETSP




Resumo
Os recursos tecnológicos da informação e comunicação estão presentes em várias atividades humanas e já estão sendo utilizados na educação em cursos de educação a distancia, possibilitando atender grande número de pessoas que estejam distantes de um centro de referência educacional ou que não tenham disponibilidade de acompanhar um curso regular presencial. O artigo procura refletir sobre a importância da utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem como recurso para um aprendizado colaborativo, e para a atualização profissional, pois a distância geográfica deixa de ser uma barreira para o aprendizado permanente e de qualidade.


Texto na íntegra: PDF


O QUE É AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM?


A Educação à Distância (EaD) tem assumido cada vez mais papel importante na nossa sociedade, já que através dela podem ser desenvolvidas atividades educativas em lugares ou tempos diversos. A facilidade de comunicação estabelecida por esta modalidade educacional permite encurtar distâncias, aproximando a informação e o conhecimento.

Dentro da EaD, temos os AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, que é uma opção de mídia utilizada para mediar o processo de ensino e aprendizagem à distância.

Se você quer ser um empreendedor da educação, aposte nisso!




O USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Ensino a Distância no Curso de Odontologia: Relato de Experiências
Autores: Marcos Hideo Hoshikawa, Claudio Osiris Oliveira, Kristianne Porta Santos Fernandes


Resumo
Atualmente, discute-se muito sobre a importância e qualidade do ensino a distância nas universidades do Brasil. Este estudo tem como finalidade relatar experiências adquiridas na implantação do Sistema de Gerenciamento Moodle, na plataforma de ensino a distância, no curso de odontologia de uma universidade privada brasileira. Observamos, nesta investigação, os diversos recursos de interação entre alunos e professores na plataforma, analisando seus índices de registros (participações em atividades interativas), que demonstram que o ensino a distância funciona, de modo eficaz, no incentivo à aprendizagem autodirigida do aluno, que contribui para a formação de um cirurgião-dentis:

Texto na íntegra: PDF

segunda-feira, 7 de março de 2011

Quem usa o AVA?

Aqui você pode ver alguns usuários do AVA, logicamente existem milhares por este mundo afora. Observa-se que no Brasil as universidades já estão na inclusão digital e se você ainda não se incluiu, não perca tempo.


Veja também o link 'Notícias' do blog e atualize-se.

Qual A.V.A. devemos usar?



Qual a melhor ferramenta para utilizarmos, quando queremos usar um ambiente virtual de aprendizagem?

Para responder a essa pergunta devemos primeiramente conhecer o objetivo que se pretende atingir, o valor a ser investido, tempo ara disponibilizar o curso, quantidade de usuários que se envolverão com o AVA, o recurso a ser utilizado em sala de aula, para somente depois decidir sobre qual ferramenta se utilizará: pagas ou não.

O que é Moodle?



O Moodle é uma aplicação AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem muito utilizada em instituições de ensino superior e técnica, que tem como principal função disponibilizar funções, aplicações, e informações para seus utilizadores.
Este filme do IGovSP nos mostra de um jeito muito fácil e simples o que é o moodle e como ele facilita e ajuda um professor em suas aulas. Vale a pena dar uma olhada, divirtam-se!